quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entrevista a: João Paulo

(O técnico João Paulo nas renovadas instalações do Campo das Valadas.)

A época acabou com um sabor amargo para a equipa sénior do Canedo, que ficou a um "mísero" ponto de alcançar a manutenção.
Foi uma temporada atípica, em que além de ter sido "vítima" de castigo federativo e consequente perca de sete pontos, o Canedo viu-se obrigado a jogar fora de casa semanalmente, uma vez que teve de realizar os seus jogos caseiros em campo emprestado.
A par disto, o plantel, nos últimos meses, ficou reduzido a dezanove jogadores disponíveis, isto já depois de em Janeiro, João Paulo ter sido obrigado a recorrer aos Juniores para compor a convocatória.
Finda a época, o Canedo terminou em posição de descida, mas convém salientar que, entre outros resultados, empatou em casa com o campeão Bustelo, empatou na casa do União de Lamas, e venceu o Alba, outro candidato à subida.
O 14º lugar final deixa, ainda assim, uma réstia de esperança nas hostes canedenses: caso haja repescagem, o Canedo ficará na I Divisão Distrital.
O técnico João Paulo, que cumpriu a terceira época consecutiva em Canedo, já depois de ter subido o clube em 2011, falou sobre as incidências da temporada.
Ei-lo em entrevista ao nosso facebook/blogue:

Canedo FC: O Canedo foi 14º e não cumpriu os objectivos da época por um ponto. O que falhou?
João Paulo: Não falhamos o nosso objectivo por um ponto, mas sim por dois golos. O Canedo ganhou em "casa" 1-0 ao Cucujães e empatou fora a quatro golos, mas como lhe foi dada derrota por 3-0 (devido ao castigo), ficámos com os mesmos quarenta pontos do Cucujães, mas perdemos na diferença de golos (dois golos negativos).
Falhou, entre algumas coisas, o castigo aplicado ao Canedo da perda de pontos.

CFC: Apesar de ter acabado em posição de descida, o Canedo tirou pontos a três dos quatro candidatos à subida, tendo, inclusive, empatado com o campeão Bustelo. Esta é uma "prova" de que a equipa do Canedo tinha qualidade para ter ficado melhor posicionada?
JP: Concordo com essa tua observação, pois foram palavras minhas no "meu balneário". Para a equipa que temos é uma desilusão esta nossa classificação, mesmo com tudo que nos aconteceu.
Começámos a época muito mal, pois com quatro jornadas efectuadas éramos o último classificado com apenas dois pontos. Isto foi uma consequência da pré-temporada ter sido feita em captações de atletas, pois como é costume, o Canedo perdeu de uma época para a outra 90% do seu plantel.
Depois, lentamente e com naturalidade, começamos a fazer o nosso campeonato com mais regularidade e na última jornada da primeira volta, se temos ganho o jogo com o Fiães, terminavámos a primeira volta em sexto lugar com os mesmos pontos deles (24).
Veio o castigo e passamos para penúltimos com catorze pontos, apenas mais três que a Ovarense, e pior do que isso foi que, coincidência ou não, veio a nossa pior fase do campeonato, com cinco derrotas seguidas e um empate. Mas com muito, muito, mesmo muito trabalho, demos a volta e conseguimos a nossa melhor fase, com quatro vitórias e dois empates. Colámo-nos aos adversários acima de nós e foi uma luta até à ultima jornada, a correr sempre atrás do prejuizo. Penso que isto responde bem à tua observação.
Quero também salientar que o Canedo nas últimas catorze jornadas perdeu apenas três vezes (Águeda, U. Lamas e Bustelo), sempre pela margem mínima, e com muito azar à mistura. Tenho também de assinalar que apenas duas equipas somaram os seis pontos possíveis nos dois jogos contra nós (Esmoriz e Águeda), e refiro também que o Canedo em piso relvado ou sintético (dezasseis campos), apenas perdeu em seis desses (Esmoriz, Milheiroense, Ovarense, Águeda, Bustelo e Alba).
Isso prova bem o valor e qualidade da equipa no futebol praticado.
Na minha opinião, o Canedo tinha valor para ficar nos sete primeiros lugares da classificação.

CFC: Em Janeiro o clube perdeu 7 pontos na secretaria, já depois de ter sido "obrigado" a jogar grande parte da época fora de casa. Que impacto tiveram estas duas "situações" no grupo?
JP: Sobre o impacto no grupo das duas situações acima mencionadas, acho que nem preciso de responder. Nem ao meu pior inimigo desejo o tal!

(O plantel do Canedo FC que acabou a temporada 2014/2015.)

CFC: Não deixa de ser curioso que o Canedo tenha tido o segundo pior ataque do campeonato e ao mesmo tempo tenha tido um atleta nos 10 melhores marcadores do campeonato com 12 golos - Paulinho. Que explicação tem para um ataque tão pouco produtivo?
JP: Não querendo fugir de "dar o corpo às balas", quero só relembrar que o Canedo marcou em jogo dentro das quatro linhas trinta e sete golos e não trinta e dois, e sofreu trinta e oito e não quarenta como está na classificação final, pois fomos punidos com duas derrotas por 3-0 (na vitória de 1-0 sobre o Mealhada e no empate 4-4 em Cucujães). E, já agora, o Canedo dentro das quatro linhas e em jogo jogado, fez quarenta e quatro pontos e não quarenta pontos (só um aparte).
Voltando à questão em si, o Milheiroense que ficou em nono lugar marcou trinta e oito golos e mais uma vez, relembrar que junto ao castigo dos pontos, foi punido nada mais nada menos o meu melhor marcador, Paulinho, com um mês de suspensão. Para piorar a situação, na mesma altura Samú teve uma lesão de mês e meio, e Mário Bolas teve três jogos de suspensão, ficando só o Alex, ainda por cima em esforço, visto que tinha uma inflamação no joelho que o impedia de treinar, como alternativa para os jogos juntamente com o júnior de primeiro ano da formação do clube, Rui.

CFC: Nos últimos 3 meses da temporada, teve apenas 19 jogadores disponíveis e, por vezes, nem isso. Foi "fácil" motivar e concentrar os jogadores?
JP: Pois, se eu tivesse tido sempre dezanove jogadores... Fácil claro que não foi mas após uma enorme e muito séria conversa com os meus "grandiosos meninos", ficou decidido que só tinhamos um caminho a percorrer: jogar pela nossa dignidade e o nosso orgulho! Foi a fase que mais me apliquei na qualidade e exigência nos treinos, pois só assim conseguia motivá-los para o que nos esperava: suor, sangue e lágrimas! Acima de tudo, sou um treinador orgulhoso. Obrigado, mais uma vez, aos meus grandiosos meninos!

CFC: Quais foram, para si, o melhor e o pior momento da temporada?
JP: O melhor momento da temporada foi, sem dúvida, a vitória na Mealhada, pois vinhamos de seis jogos sem vencer - tirando, claro, a vitoria em Fiães na última jornada, que nos dá uma forte esperança de manutenção, e que seria mais do que merecida!
O pior momento, para mim, foi a derrota (muito injusta) com o Paivense, logo a seguir ao castigo dos pontos, pois era muito importante, por todos os factores, vencer aquele jogo, em que tudo fizemos para o conseguir, mas não conseguimos.

CFC: Cumpriu a quarta temporada no Canedo, sendo esta a terceira consecutiva e a segunda completa. O seu desejo é continuar no clube independentemente da divisão em que ele vá participar?
JP: Nada tem a ver com a divisão a minha continuidade, pois posso ficar com o Canedo na II Divisão e posso não ficar com o Canedo na I Divisão. Se sentir que o clube "me quer", fico. Se não o sentir, não fico.

Para finalizar, o que eu quero mesmo de coração, é que o Canedo FC, com ou sem João Paulo, fique na I Divisão Distrital de Aveiro, pois bem o merece, visto que deu muito trabalho ao mesmo treinador João Paulo - em 2011 -, com a ajuda de todo o grupo, "meter" o Canedo FC onde está: na I Divisão Distrital de Aveiro! Um grande abraço a todos e força Canedo!!!

Pode consultar todas as estatísticas acerca da época do Canedo, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário